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Descubra o serviço de gerenciamento da jornada de trabalho dos motoristas!

Durante um longo período, o controle da jornada de trabalho dos motoristas era incerto e baseava-se principalmente em acordos verbais entre empregador e empregado. Devido à falta de fiscalização e supervisão, várias irregularidades eram comuns em ambos os lados. Em geral, a jornada de trabalho de um motorista não difere muito da de outros trabalhadores protegidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). No entanto, existem leis específicas para regular essa categoria profissional.

Por muitos anos, a atividade dos motoristas não era regulamentada por lei. A partir de 1994, as primeiras leis sobre esses direitos trabalhistas começaram a surgir. Inicialmente, o controle da jornada de trabalho dos motoristas não considerava, obrigatoriamente, as horas de serviço, e os motoristas eram contratados como trabalhadores externos. Além disso, o tempo de descanso e as horas extras não eram considerados. No entanto, com a introdução da Lei do Descanso em 2012, as horas diárias de trabalho dos motoristas foram limitadas, além dos períodos de descanso, adicional noturno e horas extras remuneradas, em conformidade com a CLT.

Desde 2015, o controle da jornada de trabalho do motorista é obrigatório. Foi introduzida uma nova lei: a Lei do Motorista, que foi incorporada à antiga Lei do Descanso e regula a jornada de trabalho e o tempo de direção. Muitas mudanças ocorreram desde então, principalmente após a reforma trabalhista. Em resumo, o que foi acordado entre a empresa e o motorista terá mais valor legal do que o que está descrito na lei, especialmente quando se trata de jornada de trabalho, trabalho intermitente e outros fatores trabalhistas.

Controle de Jornada do Motorista

A importância do investimento no controle de jornada do motorista transcende a mera conformidade legal.

Embora o não cumprimento possa resultar em multas, suspensões de licenças e outras penalidades para empresas e motoristas, o bem-estar e a segurança dos motoristas são de suma importância.

Historicamente, uma das principais queixas era a quantidade de tempo que um motorista precisava estar à disposição das empresas, frequentemente aguardando por longas horas até que a carga fosse carregada, para então partir imediatamente para realizar as entregas.

A nova jornada de trabalho aborda essa questão, garantindo um período mínimo de descanso após um ciclo de trabalho e também após a conclusão da jornada diária. Além disso, o controle de jornada do motorista oferece uma proteção jurídica para todos os envolvidos no processo.

Com um controle eficaz, tanto a empresa quanto o colaborador estão protegidos. Em caso de ação judicial, o registro preciso da jornada de trabalho servirá como prova irrefutável. Portanto, o controle de jornada do motorista é um investimento valioso que beneficia todos os envolvidos.

Como é realizado o monitoramento da jornada de trabalho dos motoristas?

O método de monitoramento da jornada de trabalho dos motoristas não é prescrito por lei. Em tempos passados, muitas empresas adotavam um sistema manual de controle, utilizando fichas ou tabelas para registrar as horas trabalhadas. Contudo, com o advento da internet e o avanço tecnológico, as empresas têm buscado soluções digitais para realizar esse controle.

Através dessas soluções digitais, é possível analisar se o veículo está seguindo a rota programada, proporcionando uma gestão mais eficiente. Além disso, existem aplicativos móveis que podem ser instalados nos smartphones dos motoristas. Esses aplicativos não só monitoram a jornada de trabalho, mas também oferecem outras funcionalidades que auxiliam na gestão da frota.

Como o Grupo Krona pode contribuir para o controle da jornada de trabalho dos motoristas?

Com um forte compromisso com a ética e a transparência, o Grupo Krona tem se destacado no desenvolvimento de projetos logísticos integrados, visando a máxima prevenção de perdas em toda a cadeia produtiva. Com uma presença direta e indireta em todo o território nacional, a empresa se diferencia pela sua filosofia de investir em seus profissionais e em tecnologia avançada. O principal objetivo do Grupo Krona é demonstrar a importância da parceria em suas operações, como o controle da jornada de trabalho dos motoristas, com foco na tecnologia e no aprimoramento contínuo de processos e colaboradores.

O controle da jornada de trabalho dos motoristas do Grupo Krona abrange os seguintes aspectos:

  • Descanso obrigatório;
  • Descanso semanal;
  • Adicional noturno;
  • Intervalo para almoço;
  • Tempo de direção;
  • Cálculo de horas extras;
  • Eventos críticos;
  • Jornada online.

Cone de Risco

Com o cone de risco, é possível monitorar em tempo real a evolução do risco de uma viagem, de acordo com os níveis de tratamento das ocorrências. O cone de risco do Grupo Krona é a ferramenta ideal para a interação entre a área operacional de transporte e a proteção Krona. Com ele, é possível trabalhar de forma proativa, visualizando em detalhes cada ação da sua gerenciadora.

Os níveis do cone de risco do Grupo Krona são:

  • Automático: Representa a atuação do integrador na leitura e tratamento dos eventos da tecnologia. Aqui, de forma rápida e inteligente, o integrador reage em segundos, enviando mensagens e comandos pré-parametrizados;

  • Assistido: Após a primeira etapa de reações disparadas pela inteligência artificial, diante de uma segurança não restabelecida, inicia-se a segunda etapa assistida pelo operador. Aqui, protocolos e processos são refeitos agora com o discernimento humano, para que operador trate essa ocorrência dentro de um determinado período;

  • Perda de Sinal: Visa manter em evidência a perda de sinal do rastreador em caso de persistência. Aqui, a tratativa segue de forma diferente e só pode ser encerrada se houver a recuperação do sinal ou cumprir algum protocolo de segurança;

  • Centro Especializado de Ocorrência (CTO): Trata-se de um departamento apartado da operação, e especializado em grandes riscos. Aqui, são tomadas decisões concisas, já visando a forte suspeita de um sinistro;

  • Recursos de Apoio Táticos de Campo (RATC): Esta é a etapa mais crítica nas tratativas de risco, uma vez que as etapas anteriores não tiveram êxito para reestabelecer a segurança. Aqui. São tomadas ações mais drásticas, como o acionamento da Polícia, Varreduras, Antenistas e de todo o aparato disponível para recuperar e/ou preservar a carga;

  • Roubo: Quando uma não conformidade de roubo é registrada para a viagem;

  • Acidente: Quando uma não conformidade de acidente é registrada para a viagem.

Portanto, se sua empresa busca melhorar o desempenho no mercado, confiança, segurança, ganhos em agilidade e no prazo de distribuição e entrega de suas mercadorias, é hora de conhecer o Grupo Krona e estabelecer uma parceria segura e confiável.